Como a Telerradiologia pode Revolucionar o Diagnóstico por Imagens na África?

Os benefícios e vantagens para ter um sistema de diagnóstico por imagens na África são grandiosos. Realizar atendimentos em serviços de radiologia e laudos que estejam em cidades distantes, onde o paciente não tem a capacidade de se locomover com facilidade, e a agilidade em conseguir laudos feitos por especialistas, traz uma enorme contribuição para a queda da mortalidade por falta de diagnósticos e médicos capacitados.

Com problemas graves na saúde e com uma falta considerável de médicos, apostar na telemedicina e na telerradiologia, custaria menos para os países e agilizaria os processos para uma evolução da medicina mais rápida e efetiva. Introduzindo um sistema a distância incorporaria novas soluções para as práticas de saúde.

Conhecimentos Gerais:

O continente africano é o terceiro maior em extensão territorial com mais de 30 milhões de km², cobrindo aproximadamente 20% da área total de terra firme do planeta terra. A sua população gira em torno de 1,2 bilhões de pessoas sendo o segundo continente mais populoso do mundo, contendo mais de 54 países e 7 territórios independentes.

Problemas:

A África, bem como diversas regiões do mundo, apresenta diversos problemas que dificultam o acesso à saúde, dentre eles: falta de infraestrutura, má distribuição geográfica de recursos humanos (médicos, enfermeiros e administrativo).

Porém, a saúde é uma das principais adversidades a ser enfrentada. Com a falta de estrutura e saneamento básico, as doenças se alastram com maior facilidade, atingindo principalmente as partes mais pobres do continente. A falta de médicos e equipamentos capazes de auxiliar no tratamento e diagnósticos das doenças dificultam esse cenário ainda mais.

Diagnóstico por imagens na África :

Alguns países tentam fazer ela ligação, exemplo de Portugal que em 2013 inaugurou uma plataforma de telemedicina com a África, a plataforma é portátil e totalmente em português, compatível também com qualquer tipo de equipamento de diagnóstico médico.

Portanto, a África é um continente com amplo espaço de atuação da telerradiologia que traria benefícios não só para os profissionais de saúde locais, mas também para a população que teria maior acessibilidade a serviços de ponta e com ótimo custo-benefício.