Principais tendências e inovações na radiologia em 2023

No decorrer da história foi possível acompanhar uma mudança significativa na vida das pessoas em relação à saúde nos últimos anos. Uma grande preocupação com a qualidade e estilo de vida, vem tornando hábitos mais saudáveis ​​e a procura por exames de rotina e em idas regulares ao médico aumentar significativamente.

Com essa evolução constante no mundo, e com o desenvolvimento de algumas tecnologias inovadoras adquirimos uma maior confiabilidade, praticidade e agilidade no nosso cotidiano. E na radiologia não poderia ser diferente, todos os anos surgem métodos e equipamentos capazes de auxiliar, tanto a equipe clínica, médicos, enfermeiros e técnicos nos dias de trabalho, quanto os pacientes que conseguem ter acesso a um tratamento médico de melhor qualidade e mais ágil.

Diante disso, nosso objetivo aqui é apresentar as principais tendências e inovações na radiologia em 2023.

Inteligência Artificial (machine learning)

A inteligência artificial (IA) refere-se a máquinas que são capazes de interpretar dados externos e realizar tarefas complexas e inteligentes, e que com ao longo do tempo podem se aperfeiçoar com base nas informações que elas coletam.

Na área médica, os profissionais de radiologia estão gerando uma grande expectativa com a inteligência artificial, uma tecnologia inovadora que promete reduzir o tempo de leitura dos dados, uma maior agilidade, aumentando a precisão dos exames e a eficácia dos diagnósticos.

Essa tecnologia tem como objetivo principal aprimorar e auxiliar os profissionais de radiologia, minimizando os exercícios repetitivos, garantindo nas condições de trabalho. Ou seja, o profissional terá o apoio da tecnologia para solucionar diversas demandas, tendo o seu trabalho ainda mais aperfeiçoado.

Portanto, essa é uma realidade que acrescentará de forma substancial os benefícios para os profissionais, pacientes e até mesmo as empresas.

Armazenamento em Nuvem

O armazenamento em nuvem é a tecnologia que permite que os usuários possam armazenar arquivos e dados na internet por meio de servidores de alta disponibilidade. basicamente, é você salvar os dados que estavam armazenados no HD da sua máquina, em outro dispositivo, podendo acessá-lo não só da sua máquina, mas de qualquer outra, em qualquer lugar do mundo.

Na telerradiologia essa tecnologia é de extrema importância, e vem ganhando mais força ao passar dos anos. As imagens, laudos e outros documentos armazenados em nuvem ganham com mais velocidade em acesso e proteção, tendo uma maior praticidade e economia, em comparação com o armazenamento desses documentos impressos.

Os radiologistas conseguem com o acesso remoto, acessando de qualquer lugar as imagens, mesmo não permanecendo presentes na clínica ou hospital onde trabalham, tendo uma maior eficiência na conclusão dos laudos.

Métodos Híbridos

Os métodos híbridos são quando combinamos dois ou mais tipos de tecnologias na medicina diagnóstica. Esse tipo de exame vem sendo uma das principais inovações na radiologia da era moderna, permitindo um alcance maior desses métodos.

Um exemplo desse método é o PET/TC, que é um equipamento que em conjunto com os recursos de diagnósticos da medicina nuclear (PET) que analisa o metabolismo das estruturas, e da Radiologia (TC) que avalia as imagens anatômicas. Essa combinação, possibilita a melhor visualização de alterações nos exames radiológicos.

Os principais benefícios desses métodos, incluem uma maior eficácia, precisão e mais agilidade no diagnóstico e no início do tratamento de patologias diversas, além de diminuir os custos pela utilização de um único método diagnóstico. Portanto, esses tipos de métodos serão cada vez mais utilizados por radiologistas e no dia a dia da medicina atual.

Internet 5G

Com uma constante evolução da tecnologia e principalmente pela demanda ao acesso mais ágil à internet, foi criado o 5G quinta geração das redes móveis, substituindo a quarta geração (4G).

Essa nova tecnologia deixará nossos dispositivos moveis com uma conexão ainda mais rápida e consistente, uma latência próxima a zero que irá revolucionar a comunicação. Podemos citar alguns exemplos de benefícios do 5G, como: mídias de transmissão ao vivo, carros autônomos e IOT (Internet das coisas) que necessitam de conexões de dados de alta confiabilidade e velocidade.

Para a área da saúde, a qualidade da internet aumentará ainda mais o fortalecimento dos recursos, onde os pacientes poderão ter uma conectividade maior e mais rápida, para a visualização de resultados de exames e os radiologistas terão o poder de enviar e transmitir um número maior de imagens de forma mais rápida e segura, uma das inovações na radiologia que sem dúvida irão acrescentar bastante em todos os aspectos.